O projeto SUWANU EUROPE surge num momento crítico para a gestão da água em Portugal, devido à confluência de várias estratégias nacionais e europeias, todas elas centradas na relevância e necessidade de tirar partido da água recuperada urbana. A reutilização da água só pode ser uma realidade se estiver efetivamente incluída nos diversos planos de gestão regionais.
Assim, o primeiro Regional Working Group (RWG) para a região do Alentejo, Portugal, decorreu no dia 17 de fevereiro de 2020, em Lisboa, e é o resultado de um contacto intenso com atores dos sectores da água, agricultura e industria para os envolver nas atividades do SUWANU EUROPE. Estes contactos foram iniciados desde o início do projeto e, numa primeira fase, consistiram em informar sobre os objetivos do projeto e as atividades planeadas.
Neste evento, o cluster português (CONSULAI e FENAREG) teve como objetivo assegurar a participação ativa das partes interessadas no desenvolvimento de planos de ação e para assegurar a transferência efetiva de conhecimentos nas próximas fases do projeto. Nesta fase do projeto, o primeiro RWG contou com várias entidades, entre as quais entidades públicas do setor, empresas de tratamento de águas residuais, grupos de desenvolvimento rural, investigadores e empresas privadas (por exemplo, técnicos, engenheiros e grupos consultivos).